domingo, 25 de novembro de 2012

O Diabo moderno chama-se Gadget!

Estamos a atravessar uma das priores crises económicas e sociais das últimas décadas! E apesar de nem sequer conseguirmos vislumbrar, a médio trecho, a salvação, continuamos a sentir-nos diariamente tentados por esse novo Diabo: o Gadget.
(Eu sei, eu sei, lá estamos nós a utilizar o nome inglês quando temos palavras portuguesas para o fazer. Mas convenhamos que se eu estivesse a afirmar que o novo diabo se chama Dispositivo!!! não teria o mesmo impacto)
Tal como o verdadeiro Diabo, também o Gadget tem outros nomes: Gizmo, Widget, Gimmick, Waldo :), e qual deles o mais assustador (brrrrrr).
Como qualquer boa tentação, esta aparece em formas bonitas, simples, sofisticadas e trás consigo a promessa de horas bem passadas e livres das complicações do dia-a-dia.
Telemóveis, Smartphones, Netbooks, Portáteis, Smart TV, Tablets, ebooks, ipads, uma lista interminável de engenhocas que têm como única razão de existir tentar-nos até que não tenhamos outro remédio senão ceder aos seus caprichos.
Confesso que ultimamente me sinto muito tentado a adquirir um desses Gadgets, mais especificamente um Tablet.
Ando a navegar pela net à procura dos melhores e mais baratos, a ver as características que melhor se adaptam às minhas necessidades. Ando pelas lojas a tocar-lhes, ainda um pouco a medo, como uma criança que vê um objeto brilhante e quer brincar com ele, mas tem receio de o estragar.
Faço contas e justifico na minha cabeça que as combinações preço/qualidade de alguns são ótimos negócios.
E já convencido falo com a minha mulher Sara (a quem chamo de "minha contabilista") para a persuadir de que não é dinheiro deitado fora, que é um investimento bom para o presente e, quiçá, o futuro.
E ela limita-se a perguntar: para que serve o Tablet? Eu gaguejo e tento encontrar nas muitas justificações que previamente concebi, uma que seja suficientemente convincente.
E não é que não encontro nenhuma razão que justifique, numa altura de incerteza económica, em que todo o dinheiro é pouco para garantir que conseguiremos passar incólumes este péssimo momento que Portugal atravessa, comprar um Widget!
Adorável como só ela, a Sara diz: nós não somos nenhuns miseráveis! Podemos comprar o Tablet e nem sentir falta do dinheiro que ele custa!
Mas aquela pergunta inicial funcionou como um exorcismo. Como se estivesse possuído por um ser estranho e diabólico, que dominava a minha mente e os meus desejos.
E liberto do espírito maligno que me dominava, encontro a resposta para dar à Sara: Não serve para nada! Pelo menos nada de importante e que faça diferença na nossa vida.
Como eu, imagino que milhares de outras pessoas se encontram possuídas por esse espírito diabólico, pois não encontro outra razão para o volume de venda de Gimmicks não ter diminuído em Portugal.
Não encontro outra razão para todos os dias saírem novos Gadgets que vêm fazer exatamente o mesmo que os que já cá estavam e o pessoal continuar a comprar.
Não encontro outra razão para os preços dos Widgets não baixarem e deixarem de transmitir a imagem para o exterior de que são uma relíquia dos deuses.
Este é o Diabo dos Tempos Modernos e não me parece que exista religião em condições de o combater, até porque alguns desses Gizmos nos ajudam a encontrar e a espalhar a palavra de Deus.

Contradição:
Tendo eu tomado consciência de que existe esta tentação e de que ela é maligna estarei eu livre dela?
Infelizmente não! Continuo cheio de vontade de comprar, de mexer, de navegar, de apanhar a pedrada que a posse dos Gadgets dá.
O que consegui com esta tomada de consciência foi ter paciência. Paciência para esperar que os preços desçam ou que o meu dinheiro aumente...
Waldo dum raio!

Sem comentários:

Enviar um comentário