terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ladrões em fuga!

Hoje, no CM, podia ler-se que “Dívida do Estado dispara 61 milhões por dia, texto que vinha acompanhado de foto de Gaspar.
Logo em baixo, em letras garrafais, está o seguinte título: “Ladrões perigosos fogem à PJ”.
Não sei se propositado ou não, mas este alinhamento é sintomático do estado da nação: há alguém a roubar impunemente o nosso país!
É verdade que os ladrões a que a notícia faz referência são de nacionalidade espanhola e venezuelana, mas também não é menos verdade que há muitos ladrões portugueses que fazem o que querem do nosso dinheiro e nem sequer são considerados fugitivos à justiça.
Para onde vai o dinheiro dos nossos crescentes impostos?
Onde está o buraco negro que suga 61 milhões por dia? Por dia! Não é por mês ou por ano, é por dia. Num país de 10 milhões de habitantes, isto equivale a dizer que cada um de nós está a gastar 183 € por mês de dinheiro que não tem.
Mas a ladroagem continua. Roubar não é um privilégio dos ricos, apesar destes o fazerem melhor que ninguém.
No DN vem escarrapachado que a “Lei protege milhares de fraudes na habitação social”. Há quem faça negócio às custas das casas que são cedidas pelos Municípios e garanta uns dinheiros extra à custa do Estado.
Será que realmente podemos condenar este tipo de ação quando o exemplo vem de cima? Quando, quem deveria dar o exemplo, é o primeiro a aliviar as nossas carteiras do peso (in)desejável do dinheiro?
Na minha opinião, podemos! Mais, devemos condenar todo o tipo de ação em que quem sai prejudicado é o Zé Povinho.
Tão culpado pela crise é aquele que rouba milhões como aquele que foge aos impostos ou vive do dinheiro alheio, sem autorização dos donos.
Os nossos políticos são a imagem do seu povo pois é daí que a maioria vem, do povo.
Se todos nós, durante estas últimas décadas, tivéssemos cumprido as nossas obrigações, não tínhamos dado azo a que outros abusassem e se sentissem no divino direito que nos enterrar até ao pescoço.
Somos um país de chico-espertos, em que é motivo de orgulho sair impune de crimes contra as pessoas e, em especial, contra a sociedade.
Inclusive, muitos dos que hoje choram, ontem estavam a roubar.
Infelizmente, é o país que temos…

Sem comentários:

Enviar um comentário